Eventos

V Fórum de Turismo da Abrajet SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR

O V Fórum de Turismo da Abrajet SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR aconteceu em Bombinhas SC de 11 a 14 de abril de 2013 com autoridades e jornalistas especializados em turismo.

A força do Jornalismo de Turismo do Sul do Brasil

Cláudio Oliva
Presidente
Abrajet SP

Helcio Estrela
Presidente
Abrajet BR

Alberto de Souza
Presidente
Abrajet SC

José D'Avila
Presidente
Abrajet RS
Antonio Rezende
Presidente
Abrajet PR

Jornalistas especializados em Turismo do Sul do País associados de Santa Catarina e presidentes da Abrajet do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo estiveram reunidos de 11 a 14 de abril de 2013  em Bombinhas (SC) participando do V Fórum da Abrajet SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR discutindo assuntos do setor e conhecendo as potencialidades do município e do destino Costa Verde e Mar. Na manhã de sexta-feira (12) iniciaram oficialmente as atividades, onde cada estado mostrou a realidade da entidade e após o almoço fizeram um city-beach tour conhecendo as belezas naturais da região. Também participou do evento o coordenador do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Joel Campos.

V Simpósio da Abrajet SC foi realizado com sucesso em Bombinhas/SC

CLICK
AQUI!!!
VEJA

REPORTAGEM
TV BOM DIA SC

V FÓRUM
DE TURISMO
Os profissionais realizaram o encontro num dos auditórios da Pousada Vila do Farol onde o presidente Alberto Gonçalves de Souza e associados da Abrajet SC trataram dos assuntos pertinentes à instituição local.
No último dia do encontro dos jornalistas especializados em Turismo, a discussão sobre a reativação da Secretaria de Turismo de Criciúma voltou à pauta.

Um vídeo com uma entrevista concedida pelo vice presidente Airson Soares da Rosa, pelo presidente Alberto Gonçalves de Souza e o historiador Mário Belolli para a jornalista Fátima Guimarães de uma emissora de TV daquele município, ratificou o entendimento da Abrajet SC de que é premente e necessária essa ação por parte da administração municipal.

Jornalistas em Ação

Os profissionais realizaram o encontro num dos auditórios da Pousada Vila do Farol onde o presidente Alberto Gonçalves de Souza e associados da Abrajet SC trataram dos assuntos pertinentes à instituição local.

Após os informes gerais de secretaria e tesouraria, cumprindo a pauta foram aprovados o ingresso de novos associados, Gilberto Gonçalves dos Santos (Jornal Folha do Norte da Ilha – Florianópolis), da jornalista Silvânia da Silva Machado dos Santos, do assessor de comunicação da Santur José Castilho e de Alceu Paim, um dos primeiros abajeteanos de Santa Catarina, cuja inscrição era de número 80 e que retorna aos quadros da entidade.

Bombinhas nos próximos Quatro Anos

Em cerimônia realizada na Vila do Farol Prefeita de Bombinhas prestigia abertura do V Fórum do Turismo da Abrajet/SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet/BR que reuniu jornalistas do setor turístico. O evento que teve sua solenidade de abertura realizada na noite de quinta, 11 de abril, contou com a presença profissionais da área turismo de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, além de autoridades políticas do estado.

Ana Paula da Silva
Prefeita de Bombinhas SC

Em seu discurso a prefeita Ana Paula da Silva afirmou que Bombinhas nos próximos quatro anos terá grandes mudanças não apenas na parte de infraestrutura, mas valorização da cultura e da comunidade. “Essa semente está muito bem plantada pelo trade e com a realização deste evento se vislumbra que muitas outras pessoas venham conhecer e visitar Bombinhas e que consigam realizar seus sonhos, conhecendo as belezas naturais e, principalmente seu povo. O que Bombinhas tem de melhor é a nossa gente”, observou a prefeita.

Casa do Turista de Bombinhas

Atualmente o turismo representa 12% do Produto Interno Bruto, PIB, de Santa Catarina e dez por cento da população do estado vive do turismo. “Santa Catarina está muito próximo de realizar, sedear evento que vai mudar a história do estado, que é a realização da Fórmula 1”, informou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, que elogiou Bombinhas por abrigar o evento, pouco antes de anunciar a liberação de recursos, autorizada pelo governador Raimundo Colombo, para a construção da Casa do Turista.

Beto Martins
Secretário de Turismo de Santa Catarina

 “São 150 mil reais disponibilizados, o dinheiro já está guardado agora é só uma questão de resolver a parte burocrática. Mas quero voltar aqui em breve para inaugurar a Casa do turista de Bombinhas”, anunciou Beto Martins antes de informar que neste ano, será lançado um novo calendário de eventos, além de um catálogo de pelo menos 1200 fotografias para o acervo de Santa Catarina.

I Encontro Sulbrasileironda Abrajet BR realizado em Santa Catarina


Helcio Estrela

Abrajet Nacional
Com a presença dos presidentes Cláudio Oliva (SP), Antonio Claret de Rezende (PR) acompanhado de sócios daquele estado e de José Carlos de Mello D´Ávila (RS) também deu-se início ao I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR.
O presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrella deu as boas vindas aos confrades e comentou que as reuniões do Conselho Nacional podem se transformar num grande produto de marketing.

Para Estrella, é o momento dos secretários de turismo dos municípios e dos estados se integrarem no evento para, assim, conhecerem com mais proximidade os problemas e os resultados do setor, além de fazer com que assumam compromissos para que o turismo seja encarado de forma diferenciada como um dos setores que tem grande importância na economia do País, propondo a discussão do Turismo em relação aos municípios brasileiros.

Abrajet São Paulo
O presidente da Abrajet SP, Cláudio Oliva, se associou à proposição de Hélcio Estrella destacando que é fundamental a participação dos municípios na discussão de temas do setor e que vai propor aos prefeitos e secretários de turismo de seu estado a participarem de coletiva. “A imprensa tem que debater junto com eles”, observou. Oliva, aproveitou o encontro para manifestar sua preocupação quanto ao aeroporto internacional Hercílio Luz de Florianópolis.

Segundo Oliva, em sua chegada na capital catarinense ficou estarrecido com a situação em que se encontra o local, com instalações medíocres, citando exemplo de que o banheiro masculino, que conta com cinco vasos sanitários, três se encontravam interditados. É uma falta de respeito ao turista”, enfatizou.

Abrajet Rio Grande do Sul
José Carlos de Mello D´Ávila, presidente da Abrajet RS, observou que a instituição começou a mudar para melhor de alguns anos para cá, a partir do momento em que Hélcio Estrella assumiu a Nacional. “Santa Catarina tem dado exemplo que se pode ter uma entidade forte. O presidente Alberto cercou-se de pessoas competentes e engajadas no objetivo de cada vez melhorar e desenvolver as atividades da Abrajet”, pontuou. Ele anunciou que dia 5 de maio deixa a presidência mas que continuará contribuindo para que a Abrajet RS busque seu espaço e que vai atuar como conselheiro.

D´Ávila é diretor de comunicação da Abrajet Nacional. Na oportunidade ressaltou que os gaúchos querem levar  II Encontro Sulbrasileiro no próximo ano para a cidade de Canela e propôs para que o Rio Grande do Sul seja a sede do Congresso Nacional de 2015.

 Abrajet Paraná
Antonio Claret de Rezende, presidente da Abrajet PR, não poupou elogios aos trabalhos que a entidade em Santa Catarina vem realizando, considerando que os catarinenses estão a alguns anos na frente em relação ao Paraná. “Toda a vez que virmos a Santa Catarina, aprendemos muito. Em nosso estado enfrentamos certas dificuldades, pois os municípios não dão a atenção e o reconhecimento que merecemos”, apontou. Ele também comunga com a proposição levantada pelo presidente nacional.


Hugo Cassel
Abrajet RS

O abrajeteano gaúcho Hugo Cassel apresentou proposição para a criação de um Comitê Turístico Meridional, não governamental, composto pelos presidentes da Abrajet de SC, PR e RS, secretários de Turismo, ABIH, transportes e outras autoridades para coordenar, unificar e divulgar projetos turísticos, rotas e roteiros para atuarem durante a realização da Copa do Mundo, citando exemplos como a Paratur e Bahia Tursa que já estão otimizando ações buscando turistas de outros países e, assim, aumentar o fluxo turístico que muito pode trazer divisas para a região.

O vice presidente da Abrajet SC, Airson Soares da Rosa, lembrou a todos as duas situações em que Santa Catarina socorreu o evento Congresso da Nacional, por problemas de locais que assumiram a realização mas que declinaram por várias situações, como Petrolina e São Paulo. Ele também questionou a falta de respeito por parte dos gestores municipais de Criciúma com relação às moções apresentadas para a reativação da Secretaria de Turismo naquele município. “É uma falta de respeito para com uma entidade de mais de 50 anos o Poder Público não responder aos pedidos, como foi o caso do ex-prefeito Clésio Salvaro (PSDB) e o atual, Márcio Búrigo. Lá existe uma discreta diretoria de turismo ligadas a Fundação Cultural, cujo presidente defende que a Cultura é muito mais importante e que o Turismo não é prioridade no município”, destacou.


Airson Soares da Rosa


Isolete Pereira
Representante da entidade no Mercosu - Argentina

A abrajeteana catarinense, representante da entidade no Mercosul, residente na Argentina, presente ao evento endossou a reivindicação, até por ter ligações íntimas com a cidade onde viveu e observou que é necessária a criação da Secretaria já que Criciúma possui suas potencialidades voltadas ao turismo. “Lembro-me que nos anos 90, alunos argentinos de Buenos Aires, visitaram a mina Modelo, único lugar do Mercosul, já que Chile e outros países possuem minas de carvão, onde o visitante e a própria população pode conhecer in loco como funciona essa atividade extrativista do mineral. Sem falar na cerâmica que, para muitos, desde os chiques aos mais humildes, vestem suas casas”, enfatizou.

Prêmio Jornalista Abrajet SC
O ex-presidente e conselheiro da Abrajet SC, Valmir Grein sugeriu a criação de um prêmio aos jornalistas que participam dos eventos da entidade para a publicação de matérias pertinentes aos municípios que sediam os encontros. “É uma forma de estimular a divulgação dos destinos onde realizamos nossos encontros e valorizar o trabalho dos profissionais que possibilitam o retorno dos investimentos através de suas mídias”, disse.


 

Importância de divulgar o Sul
Cláudio Oliva, presidente da Abrajet SP, informou que há cerca de 16 anos levou até Criciúma cerca de 18 grupos para conhecerem a região e suas potencialidades e também comunga com o pensamento de que a criação da Secretaria de Turismo é importante. “Gostaria de fazer dois registros. Propor uma moção para que a Abrajet SC realize um Fórum em Criciúma, reunindo o trade e também as autoridades locais para discutir o assunto.  E também lembrar que não é só politicamente que o turismo se desenvolve. A criação de um Convention Bureau poderia contribuir muito. Não vejo muito interesse do Estado em divulgar o Sul e sequer uma mera ação da Santur em divulgar a região, especialmente em São Paulo”, comentou.

Valmir Grein
Ex-presidente e conselheiro da Abrajet SC

O ex-presidente e conselheiro da Abrajet SC, Valmir Grein, também um dos principais responsáveis pela realização do Simpósio e Encontro em Bombinhas, sugeriu aos jornalistas presentes um retorno de mídia, com notícias e enfoques sobre o município, que abrigou o evento. “A AEMB – Associação Empresarial do Município de Bombinhas de Bombinhas, a Secretaria de Turismo do município e os empresários dos setores da hotelaria, gastronomia e eventos nos gratificarem em sediar nosso evento e é justo que demos nossa contra partida, mostrando as potencialidades da região, as suas belezas naturais que apontam a Costa Verde e Mar como um dos principais destinos de Santa Catarina.

No encontro dos jornalistas, uma presença ilustre para os abrajeteanos foi a presença do ex-presidente da entidade em âmbito nacional Júlio César Rodrigues, hoje diretor da revista Panorama do Turismo, do Paraná, que contribuiu muito nas troca de experiências, um dos objetivos do evento. Os presidentes da Abrajet do RS e Paraná também se manifestaram sobre a questão de Criciúma e enalteceram a diretoria catarinense pelos trabalhos que vem realizando em provocar discussões sobre o desenvolvimento do setor turístico, debatendo com aa categoria, com a sociedade e os segmentos organizados a realidade do meio. Os representantes da entidade de cada estado se reuniram para avaliação do turismo, problemas e resultados que ocorrem em suas regiões.

CONFRATERNIZAÇÃO

Após o encerramento do V Simpósio da Abrajet SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR, os jornalistas  foram recepcionados no Restaurante Abastrato, no centro da cidade, onde confraternizaram e brindaram o êxito dos eventos que Bombinhas sediou de 11 a 14 de abril.


Após o almoço os abrajeteanos curtiram passeio de escuna na baia principal de Bombinhas

A noite foram recebidos pela Cantina e Restaurante Tomatino para um jantar de gastronomia típica italiana, encerrando assim a passagem desses profissionais pela região.


Evandro Novak - Jornalista
Coordenador do oeste catarinense da Abrajet SC

Também foi anunciado a realização do VI Fórum da Abrajet SC que acontecerá de 6 a 10 de junho deste ano, na cidade termal do oeste catarinense, Piratuba. Na oportunidade, o coordenador do Oeste, Evandro Novak apresentou a pré programação do evento. O presidente também comunicou que o estado vai sediar no mês de novembro a reunião do Conselho da Abrajet Nacional em Florianópolis.

Os jornalistas abrajeteanos que participam do V Simpósio da Abrajet SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR tiveram momento de descontração.  Foram sorteadas diárias em pousadas e hotéis no Brasil e um quadro da pintura argentina que expôs na noite de ontem, na abertura do evento. Relação dos premiados:


Quadro com pintura da artista plástica Argentina - Mariza Ortiz Carvalho (SC)

*03 diárias para casal no Resort Vale dos Sonhos em Guararema São Paulo - Lúcio Colombo (SC)
*03 diárias para casal no Resort Vale das Andorinhas próximo a Campinas SP - Carlos Agne (SC)
*Fim de semana no Hotel Silvestre em Imbituba - Miguel (Abrajet RS) e Marta Lobo (SC)
*Fim de semana no Hotel Sossego do Major, em Gramado (RS) - Antonio Claret Rezende (PR)
*Fim de semana no Hotel Termas Internacional de Gravatal - José Carlos de Melo D'Avila (RS)

Passeio maravilhoso pela Overland Tours nas praias de Bombinhas.

Depois da reunião realizada no Vila Farol, almoço na Cantina Lopes.

Texto e fotos do saudoso amigo e abragetiano  Carlos Agne.


A noite, os abrajeteanos foram recepcionados pelos proprietários do restaurante Casa d´Praia, localizado no Bairro de Bombas, com um jantar festivo.

HOMENAGEM
Abrajet SC e Abrajet BR

Nós da Abrajet/SC estamos de luto com a perca do companheiro Carlos Agne


 

CLICK
AQUI!!!
VEJA

HOMENAGEM
ABRAJET SC
ABRAJET BR

ao Saudoso
Carlos Agne

MOMENTOS EM BOMBINHAS SC


Alberto e Marli

Junior e Liziane

Evandro, Maythe e Maely

Patrícia, Izadora e Oliva

Hugo Cassel
Jornalista e Poeta da Abrajet RS
Declamou a Poesia Chimarrão, saboreando a Erva Mate Materva de santa Catarina

Lucio Colombo - Jornalista

VOLTAR

Criação e Desenvolvimento
www.abrajetsc.com.br
Evandro Novak
(49) 8421 4747
z