Eventos

VI Fórum de Turismo da Abrajet SC aconteceu em Piratuba

Fórum reuniu cerca de 30 profissionais da comunicação, jornalistas de Turismo da ABRAJET de Santa Catarina e Rio Grande do Sul


VT do Fórum de Turismo da ABRAJET-SC
CLIK Aqui e Veja o Vídeo em Piratuba


Piratuba - SC


Os jornalistas, especializados em turismo, estiveram no município entre os dias 06 e 09 de junho de 2013, para o VI Fórum da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet - SC). Durante o evento, eles, autoridades e empresários do trade, avaliaram o trabalho feito no setor turístico de Piratuba e conheceram os atrativos e as potencialidades locais.

De acordo com o presidente da Abrajet - SC, Alberto Gonçalves de Souza, Piratuba é um destino consolidado. "Visitamos vários atrativos do município e sem dúvida o município é um dos principais destinos turísticos do estado.
Daqui sairão inúmeras notícias mostrando ao país o que é Piratuba", adianta o jornalista.

"Conhecemos o parque termal, hotéis, Centro de Eventos, fizemos o passeio de Maria Fumaça, visitamos o Parque Três Pinheiros, a Casa da Memória, o antigo frigorífico que hoje conta com uma cervejaria, em fim, gostamos de Piratuba, da receptividade e do atendimento das pessoas. Eu e os colegas da imprensa vamos reproduzir isso nos meios de comunicação", comenta o presidente.

Para o secretário de Turismo de Piratuba, Adélio Spanholi, a ação foi importante e vai dar resultados no futuro. "Toda mídia que mostre as potencialidades do nosso município é válida, por isso realizamos aqui este fórum, para mostrar o que temos e agora seremos notícias pelo Brasil a fora mais uma vez e escrito por jornalistas que conhecem tudo sobre turismo", destaca.


Adélio Spanholi

Matérias que falam sobre Piratuba serão publicadas em blog
e web sites de turismo, jornais, revistas, rádios e na televisão

 Foi muito importante para o nosso município, receber os jornalistas que são especializados em turismo vai nos dar ainda mais visibilidade, sem contar que é uma mídia espontânea e de grande repercussão", avalia o prefeito Claudirlei Dorini.
Destino Piratuba (SC) Nostalgia, gastronomia, educação e cultura entre vários outros atrativos turísticos, da região.


Claudirlei Dorini.

VI Fórum de Turismo da Abrajet SC foi realizado com sucesso

Abrajet-sc, - Associação Brasileira de jornalistas especializados em turismo de Santa Catarina, estiveram conhecendo e vivenciando as potencialidades turísticas da região oeste de Santa Catarina, com o objetivo de divulgar seus destinos e seus atrativos, documentando através de fotos, textos e mídia em geral pontuando e colhendo informações para que chegue ao conhecimento de turistas de todas as partes do Brasil e fora de dele, seu destino turístico e seus atrativos.

Agora a bola da vez foi para Piratuba, terra das águas termais e de etnias européias, entre alemães, italianos e portugueses, o município  se destaca pela a força e união entre suas comunidades.
Localizada na oeste catarinense a 460 km de Florianópolis conta hoje com 5 mil habitantes. A força de sua economia está na agricultura e nas atividades de campo, sendo que o turismo a cada ano vem se destacando e se reforçando, apontando para um crescimento sustentável.

Os jornalistas aproveitaram para conhecer in loco toda sua estrutura, além dos atrativos das regiões vizinhas, como o município de Ipira, Alto Bela Vista e cidade vizinha Marcelino Ramos, que está ao outro lado do Rio do Peixe, este Rio separa os dois estados o Rio Grande do Sul de Santa Catarina.

Jornalistas de Turismo da Abrajet SC visitam o município de Alto Bela Vista


A Prefeita Catia Tessmann Reichert e o Vice Décio Gratner de Alto Bela Vista receberam  os jornalista  na  quinta-feira, dia 06 de Junho de 2013.


VT do Fórum de Turismo da ABRAJET-SC
CLIK Aqui e Veja o Vídeo em Alto Bela Vista


Alto Bela Vista- SC


Um grupo de 35 membros da Abrajet, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, esteve visitando Alto Bela Vista com o objetivo de conhecer melhor a cultura Belavistense e degustar de pratos típicos.
A Prefeita Catia Tessmann Reichert , comentou da importância para o município estar recebendo jornalistas de Turismo e com isso vão estar divulgando o nosso potencial turístico.

Os artistas Belavistenses deram um verdadeiro show com as apresentações da Banda Municipal, Grupo de Danças Hoche Shönne Aussicht Volkstanzgruppe, e a apresentação individual de João Gabriel Fries, de apenas 08 anos, que encantou os visitantes e a população presente tocando gaita.

Após os jornalistas tecerem diversos elogios às apresentações, à cidade de Alto Bela Vista, e à Administração Municipal pela iniciativa de promover nacionalmente a cultura do município, os visitantes agradeceram a calorosa recepção dos munícipes e deixaram o Centro de Cultura para se dirigirem a Prefeitura Municipal, onde foram recebidos para degustação de diversas comidas típicas, que os deixaram ainda mais entusiasmados com a cidade.

Os jornalistas aproveitaram a visita para coletar informações de diversas características do município, que agora farão parte de uma série de reportagens sobre Alto Bela Vista, que irão ao ar em diversos meios de comunicação.

Os jornalistas além de sua programação de reunião tiveram apreciando uma noite de vinhos e queijos patrocinados pela Vinícola Panceri e a queijaria Bel País. Onde degustaram produtos elaborados da região.

Durante o VI Fórum de Turismo da Abrajet SC foi realizado um City Tour


VT do Fórum de Turismo da ABRAJET-SC
CLIK Aqui e Veja o Vídeo do
City Tour em Piratuba


Piratuba - SC


Sob a coordenação do jornalista Evandro Novak que na oportunidade ofereceu aos jornalistas acomodações e vasta programação no município e proximidades. Os jornalistas além de sua programação de reunião , os jornalistas e convidados fizeram um City Tour em Piratuba.

Entre os passeios técnicos, conheceram in loco a Usina Hidrelétrica Machadinho, que é o centro de referência em desenvolvimento sustentável.

Durante a tarde  foi feito  alguns passeios pelos atrativos turísticos locais, Parque três Pinheiros, Casa de Memória e Consórcio Local.


Hotel fazenda
Fazenda do Engenho
Parque Hotel

Aqui neste local os adultos viraram crianças se divertindo com os brinquedos infantis no tamanho adulto.
A alegria tomou conta dos jornalistas que se divertiram pra valer. Valeu!!!

Confraria e Estação Berg

A noite, os jornalistas foram recepcionados na Confraria e Estação Berg, uma antiga fabrica. A cervejaria oferece musica ao vivo, show e conta com um cardápio bem variado de petiscos, para publico em geral.

Noite de revelação de Talentos - Abrajetianos se revelaram na Confraria...

 Passeio de trem “Maria Fumaça”


Prontos para o embarque

Passeio de trem “Maria Fumaça” um passeio nostálgico pelos trilhos até o Rio Uruguai, divisa entre os dois estados. Remetendo velhos tempos e historias de desbravamentos percorridos sob trilhos.
O passeio de Maria Fumaça que percorre um trajeto de 25 km até Marcelino Ramos (RS) e atravessa a ponte sobre o Rio Uruguai, 


Os jornalista associados da Abrajet SC, durante ao passeio de trem ao passar o Rio Uruguai por uma ponte toda de ferro construída a 100 anos, estavam no Rio Grande do Sul e visitaram o Santuário de Salete em Marcelino Ramos / RS.

IPIRA a cidade que inspira cultura

Prefeito de Ipira e secretários municipais receberam os jornalistas abrajeteanos para saborear um Café Colonial e conhecer a cultura que inspira no município de Ipira/SC


VT do Fórum de Turismo da ABRAJET-SC
CLIK Aqui e Veja o Vídeo em Ipira


Ipira - SC



Presidente da Abrajet SC Alberto recebe uma boneca que é símbolo do Kerb de Ipira

Ipira, separada da cidade de Piratuba por uma ponte sobre o Rio do Peixe, Ipira é uma pequena localidade com pouco mais de 5.000 habitantes. Vale a pena um passeio pelo lugar, onde ainda existem muitas antigas casas em madeira construídas pelos primeiros moradores alemães. 

A história de Ipira começou no final do século XIX, mais especificamente em 1890, época que chegaram nessas terras os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul. Esses colonos ocuparam algumas áreas onde atualmente conferem comunidades do interior de Ipira.

Cultura germânica é muito forte em Ipira

Encerramento do VI Fórum de Turismo da Abrajet-Sc com Festa Caipira em Piratuba


Paraiso - Turist Hotel convidou os jornalistas da Abrajet para participar da festança que encerraria o Fórum de Turismo em Piratuba. Quem foi aproveitou a festa tradicional a Caipira do Meio Oeste Catarinense.

Proximos eventos da Abrajet SC


Ademar Schneider
Secretário de Turismo de Balneário Camboriú

Na abertura do VI Fórum de Turismo da Abrajet-SC, o Secretário de Turismo de Balneário Camburiú Ademar Schineider, colocou o nome do município para que seja realizado o VII Fórum da Abrajet SC em Balneário Camburiú. A proposta foi aceita pelos associados que no mês de outubro vão estar realizando o VII Fórum em Balneário Camboriú.

2014 Itá-SC será sede de um Fórum de Turismo da Abrajet SC


Jonas Vortmann
Secretário de Turismo de Itá - Santa Catarina

Secretário de Turismo Jonas com sua cometiva estiveram no VI Fórum de Turismo em Piratuba para colocar o município como candidato a sediar um Forúm de Turismo no município de Itá em junho de 2014.

Veja os VT do VI Fórum de Turismo da Abrajet-SC


VT do Fórum de Turismo da ABRAJET-SC
CLIK Aqui e Veja o Vídeo em Piratuba


Piratuba - SC



VT do Fórum de Turismo da ABRAJET-SC
CLIK Aqui e Veja o Vídeo em Alto Bela Vista


Alto Bela Vista- SC



VT do Fórum de Turismo da ABRAJET-SC
CLIK Aqui e Veja o Vídeo em Ipira


Ipira - SC



VT do Fórum de Turismo da ABRAJET-SC
CLIK Aqui e Veja o Vídeo do
City Tour em Piratuba


Piratuba - SC


Texto e fotos - Jornalistas:: Evandro Novak , Maely Silva e Mariza Ortiz Carvalho

VOLTAR

Criação e Desenvolvimento
www.abrajetsc.com.br
Evandro Novak
(49) 8421 4747
z