FIPETUR realiza Assembleia na República Dominicana com sucesso

Evandro Novak, catarinense na Fipetur

PUNTA CANA –  O  Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo (FIPETUR) realizou sua Assembleia Institucional junto a Feira Dominicana Anual de Turismo (DATE), esta é a 22ª Dominican Annual Tourism Exchange (DATE) organizado pela Associação de Hotéis e Turismo da República Dominicana (ASONAHORES) aconteceu de 11 a 13 de maio de 2022, no Centro de Convenções Barceló Bávaro, Punta Cana.

feira DATE é o principal encontro de negócios entre agentes de viagens internacionais e operadores turísticos e fornecedores da indústria do turismo na República Dominicana. Esta é a primeira versão lançada após dois anos de suspensão devido ao Covid-19.

Os líderes do jornalismo turístico ibero-americano foram recepcionados pelo Presidente da República Dominicana, Luis Abinader, juntamente com o Ministro do Turismo, David Collado

Os líderes do jornalismo turístico ibero-americano da Espanha, Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Panamá, Equador, México, Argentina e República Dominicana foram convocados para o encontro na qualidade de executivos do Fórum, com um programa de duas atividades e uma parte institucional para apresentar relatórios de trabalho, aprovar os estatutos internos e renovar sua Diretoria.

O encontro contou com um surpreendente reconhecimento de Evandro Novak, Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) ao presidente da FIPETUR, Luiz José Chavéz, que emocionado agradeceu a homenagem, pois segundo suas palavras, esta foi a maior horaria que recebeu em sua gestão como Presidente do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo (FIPETUR), parabenizando-o pela liderança de dois anos estendidos para três pela Pandemia da Covid.

José Chávez – Presidente
Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo (FIPETUR)

 Missão: “estimular a integração e articulação dos jornalistas e comunicadores do turismo na Ibero-América, através das Associações Nacionais, para o reconhecimento desta especialidade jornalística, como fator transcendente para a divulgação e promoção desenvolvimento do turismo sustentável dos países representados”.

 República Dominicana, 13 de maio de 2022

Evandro Novak
Presidente ABRAJET Nacional

Cabe agora aos dirigentes do Fórum eleger a nova directiva e aprovar os estatutos para consagrar um processo de fortalecimento institucional.

Luiz José Chavéz, emocionado agradeceu a homenagem, pois segundo suas palavras, esta foi a maior horaria que recebeu em sua gestão como Presidente da FIPETUR

O programa de montagem da FIPETUR em DATE 2022 inclui duas atividades educativas:

Painel: “Turismo, Comunicação e Revolução do Conhecimento ”, que será chefiado pelo Professor Rafael Santos,  diretor geral do Instituto Nacional de Formação Técnica Profissional (INFOTEP) ,

Painel: “Posicionamento Atual e Perspectivas do Turismo de Encontros”:

Painelistas:

Arnaldo Nardone, declarado pelo Conselho Mundial da Indústria de Reuniões como o profissional mais influente do mundo neste segmento do turismo. Painelista principal.

Outros painelistas:

  • O jornalista  Marcelo Risi, diretor de comunicação da Organização Mundial do Turismo (UNWTO) e professor da Universidade Complutense de Madri;
  • O jornalista, Ignacio Vasallo, vice-presidente da Federação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Turismo (FEPET), especialista em marketing turístico e palestrante internacional;
  • A jornalista Dalma Díaz Pinto, vice-presidente de relações internacionais da  FIPETUR e presidente da Associação de Jornalistas de Turismo do Chile (APTUR) , além de embaixadora da World Food Travel e presidente da Associação de Mulheres Empresárias de Turismo do Chile.

Os delegados internacionais da FIPETUR convocados:

  • María Shaw, primeira vice-presidente da FIPETUR, presidente do Círculo de Jornalistas de Turismo do Uruguai (CIPETUR), colunista de diversos meios de comunicação em seu país e correspondente internacional do portal Caribbean News Digital.
  • Dalma Díaz Pinto, jornalista, vice-presidente de relações internacionais da FIPETUR e presidente da Associação de Jornalistas de Turismo do Chile (APTUR), além de embaixadora da World Food Travel e presidente da Associação de Mulheres Empresárias de Turismo do Chile.
  • Evandro Novak, jornalistapresidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), diretor-editor do web Jornal Bom Dia Santa Catarina e da web TV Bom Dia Santa Catarina.
  • Hernán Posada, presidente da Associação Panamenha de Jornalistas de Turismo (APPTUR) e diretor para as Américas da Federação Internacional de Jornalistas de Turismo (FIJET); Produtor do programa Estampas Colombianas, transmitido pela Rádio Panamá e Rádio Caracol América.
  • Astrid González, presidente da Associação Colombiana de Jornalistas de Turismo (ACOPET), Professor universitário em questões de comunicação e criador e principal responsável do Prêmio Turístico Rosa de Los Vientos, na Colômbia.
  • Sara Torres Lovatón presidente da PRENSATUR Peru e diretora da revista bilíngue Imagens do Peru e do Mundo; Foi decana regional do Colégio de Jornalistas de Madre de Dios.
  • Roque Baudean, atual Diretor Nacional de Turismo do Uruguai; ex-presidente da FIPETUR e CIPETUR; ex-diretor da revista e portal Editorial Turística.
  • Paola Fernández, vice-presidente da APTUR Chile  e diretora de comunicação da FIPETUR, especialista em comunicação estratégica e enoturismo.
  • Guido Calderón, delegado nacional do Equador e diretor da revista turística Traffic American, com cobertura de eventos turísticos no continente, acompanhado pela cinegrafista e técnica de produção de conteúdo, Rosita del Pilar Medina Ocaña.
  • Carla Galíndez, delegada nacional do México, diretora da newsletteDestinos y Negocios.com.mx e correspondente de vários meios de comunicação nacionais e internacionais.

Fonte:  José Rafael Paula Sosa

One thought on “FIPETUR realiza Assembleia na República Dominicana com sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.