Eficiência operacional: o elo entre experiência, sustentabilidade e inovação

Reduzir custos, otimizar recursos, fortalecer o atendimento e surpreender os hóspedes. Esses são apenas alguns dos objetivos por trás da tão buscada eficiência operacional na hotelaria – um conceito que vai além da tecnologia e inovação e se torna cada vez mais estratégico. Na 36ª edição do Encatho & Exprotel, que acontece de 29 a 31 de julho, em Florianópolis, o tema ganha ainda mais força com a presença de expositores que são referência em inovação, sustentabilidade e personalização do atendimento.

O tema da próxima edição do evento, “Turismo Conectado, Negócios e Hospitalidade” também apresenta um pouco do que a organização está preparando. “A Exprotel não é apenas uma feira, é um ambiente que impulsiona tendências, promove inovação e gera oportunidades reais para o setor. Para 2025, estamos focados em ampliar essa conexão entre expositores e visitantes, entregando ainda mais valor para o mercado, gerando negócios e promovendo uma verdadeira conexão entre todos os envolvidos”, afirma Margot Rosenbrock, diretora-presidente da ABIH-SC.

Tecnologia e integração como base da eficiência operacional

Você consegue imaginar um hotel sem Wi-Fi? E como ficaria a operação se o sinal caísse o tempo todo ou fosse lento demais para atender hóspedes e equipes? A conectividade deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência básica para garantir a eficiência operacional e a satisfação do cliente.

A Cubes nasceu justamente com essa missão: transformar a conectividade em um pilar estratégico da hotelaria. A empresa desenvolve projetos personalizados de infraestrutura em redes Wi-Fi, garantindo estabilidade, segurança e performance, do check-in ao check-out, e em todas as áreas do hotel.

Experiência memorável é resultado de eficiência operacional

Para os hóspedes, a experiência é percebida nos detalhes. Isso inclui desde um enxoval confortável, como o fornecido pela Altenburg, até a qualidade dos amenities e cosméticos, ou ainda no mobiliário e decoração dos apartamentos.

Com mais de 100 anos de história, a Altenburg alia tradição, inovação e profundo conhecimento do mercado para oferecer soluções que vão além do conforto. Seus produtos são desenvolvidos com foco em durabilidade, facilidade de manutenção, otimizando o tempo das equipes de governança e reduzindo desperdícios operacionais. Ao considerar fatores como localização, clima e perfil dos hóspedes, a marca entrega enxovais com padrão sob medida para cada tipo de empreendimento, contribuindo diretamente para uma gestão mais eficiente e inteligente da hotelaria.

“Os enxovais são itens essenciais na rede hoteleira. Eles representam cuidado e acolhimento. Um travesseiro confortável e um enxoval macio e bem cuidado podem fazer toda a diferença para que o hóspede se sinta acolhido e desfrute ao máximo sua estadia. Participar do Encatho 2025 é uma forma de reforçar nosso compromisso com a hotelaria, oferecendo conforto e uma variedade de produtos, cores e tecidos para atender às necessidades específicas de cada hotel ou pousada”, destaca Rose Rulenski Molon, Gerente Nacional de Vendas Hoteltex da Altenburg.

Eficiência sustentável: um diferencial competitivo

A eficiência operacional também passa, cada vez mais, pela responsabilidade ambiental e pelo uso de soluções sustentáveis que reduzem desperdícios e otimizam o uso de energia, água e materiais.

No Encatho & Exprotel 2025, diversos expositores levam essa pauta a sério. A Harus, por exemplo, apresenta entre sua gigante gama de produtos, seus dispensers ecologicamente pensados, que reduzem o uso de plásticos descartáveis e geram economia significativa para os empreendimentos hoteleiros. Já a Sentax traz como destaque suas estações de tratamento de água que funcionam sem consumo de energia elétrica, além de produtos de limpeza profissional com menor impacto ambiental e alta performance, bem como, produtos de higiene pessoal e marcas consagradas.

Além disso, soluções como painéis solares, amenities biodegradáveis, materiais reutilizáveis e até mesmo mobiliário com maior durabilidade ajudam a posicionar os hotéis como marcas comprometidas com um futuro mais verde, impactando positivamente a percepção dos hóspedes e também colaborando na eficiência operacional dos empreendimentos.

Gestão de pessoas e comunicação: pilares da operação

Mais do que processos e produtos, a eficiência também depende das pessoas. Funcionários bem treinados, motivados e integrados são essenciais para manter o padrão de qualidade esperado. Por isso, o Encatho & Exprotel contará com uma ampla programação de palestras voltadas à capacitação, liderança e inovação. “Nossa missão é preparar o setor para o futuro com informação de qualidade e estratégias práticas, algo que eles possam aprender e já colocar em operação no seu empreendimento”, afirma Josiane Castilhos, uma das responsáveis pela programação do evento.

Além de duas salas principais, o evento conta diversas salas onde acontecem também as reuniões de entidades do trade turístico e capacitações de empresas. Ao longo dos três dias de evento dezenas de palestrantes e especialistas em diversas áreas da gestão de um empreendimento passam pelo espaço, proporcionando além de troca de experiências uma verdadeira educação para o consumo de materiais, utilização correta de equipamentos e melhor operação de softwares e sistemas de tecnologia.

Empresas apostam no Encatho & Exprotel 2025

Com um público altamente qualificado e decisor, as empresas reconhecem o Encatho & Exprotel como uma vitrine estratégica. Eduardo Dal Bosco, CEO da Cubes, empresa que também estreia no evento fala da expectativa pelo evento. “Estamos animados para apresentar soluções que combinam inovação e conectividade. Será uma grande oportunidade para nos conectarmos com empreendedores do segmento, entender seus desafios reais e apresentar soluções práticas e eficientes em conectividade. Queremos mostrar como uma infraestrutura de Wi-Fi bem planejada pode impactar diretamente a experiência dos hóspedes e a operação dos negócios. Estamos ansiosos para compartilhar nosso conhecimento e construir novas parcerias estratégicas”.

Para quem deseja participar da Exprotel 2025 como expositor, patrocinador ou apoiador, a hora de garantir espaço é agora. “Estamos à disposição para construir propostas personalizadas que façam sentido para a sua marca e seu propósito. O Encatho & Exprotel é mais do que um evento: é um ambiente de visibilidade, relacionamento e crescimento. Venha fazer parte desse encontro transformador da hotelaria e do turismo”, convida Juliana Bossi Castro, gerente executiva da ABIH-SC.

A comercialização dos espaços já está acontecendo. Para mais informações sobre participação, entre em contato pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7659.

Serviço:
Evento: ENCATHO & EXPROTEL 2025
Data: 29 a 31 de julho
Local: CentroSul – Florianópolis/SC
Entrada: Gratuita
Informações: www.encatho.com.br
Realização: ABIH-SC

Você também pode gostar...