Sebrae e Prefeitura iniciam projeto para desenvolver o turismo de Camboriú

A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora que tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos

Após três meses de visitas in loco, reuniões e entrevistas com empreendedores, consultores do Sebrae/SC elaboraram um conjunto de estratégias para colaborar com a organização turística de Camboriú. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre o Sebrae/SC e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e tem como objetivo potencializar a atratividade do município para fortalecer a economia local. Além de consultorias especializadas em turismo, será realizado um conjunto de ações voltados ao branding do segmento para ampliar a divulgação do destino, incluindo a criação de um guia digital com dicas e orientações para os turistas, site e campanha para as redes sociais.

O projeto ‘Visite Camboriú’ conta ainda com a capacitação do trade, que prevê duas missões técnicas para conhecer boas práticas em outros destinos e um seminário de turismo que deverá ocorrer no final do ano. A gestora de projetos de Turismo da Foz do Itajaí, Onilia Manenti, explica que a proposta é valorizar, divulgar e promover o que o destino oferece de melhor e ao mesmo tempo qualificar os empreendedores do município. Segundo ela, o projeto pode impactar positivamente vários negócios da cadeia produtiva do turismo desde agricultores até estabelecimentos esportivos, por exemplo. “Além de fortalecer a governança, com destaque para a AVICAM, Associação Visite Camboriú, criada no início do ano e que integra o escopo da estratégia como um dos elos fundamentais para que as ações tenham resultado junto aos empreendedores”, esclarece Onilia. 

De acordo com Ana Luisa Duarte, representante da AVICAM, a associação foi construída para acompanhar e incentivar ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade. “Com a parceria da Prefeitura e do Sebrae, nossa proposta é criar a identidade cultural, gastronômica e turística de Camboriú.  Nós queremos mostrar que Camboriú tem muito turismo, tem muita gastronomia, tem muita cultura e tem história”, ressalta. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo César Gervásio, o projeto tende a profissionalizar o turismo que já vem crescendo. “Nós acreditamos que o trabalho técnico de uma instituição como o Sebrae vai trazer frutos positivos para o município, assim como outras parcerias que tem dado certo”, enfatiza.

Atratividades que vão ser potencializadas pelo Projeto Visite Camboriú
O Município se destaca pela natureza e ruralidade, há poucos minutos de distância do centro urbano da cidade e com localização privilegiada. Camboriú é um oásis verde e que recebe com a acolhida calorosa dos moradores locais, especialmente dos produtores das pequenas propriedades rurais que estão pelos caminhos que levam até redutos da Mata Atlântica, como a Reserva Natural Alto dos Macacos, por exemplo. Além disso, Camboriú integra o Caminho Amabilíssimo, de Santa Paulina, e tem na sua religiosidade – católica que também se expressa da histórica Festa do Divino Espírito Santo, e na fé evangélica, que realiza o grande Congresso Gideões – algumas das expressões mais marcantes da identidade local. 

Outra marca forte do destino é o turismo esportivo, uma das tendências apontadas pelo MTur e RMIT em 2024 para o setor. Na cidade, encontramos desde renomados centros de treinamento, até experiências diferenciadas, como o Tributo Senna que apresenta um acervo especial do grande piloto Ayrton Senna, até espaços dedicados às corridas, com importantes nomes com carreira nacional e internacional, como no segmento Drift Driver.

A gastronomia surpreende, especialmente pelos movimentos recentes de parceria e integração dos negócios locais com o Festival Degusta Camboriú, avançando na qualificação e na experiência do cliente nos restaurantes, lanchonetes, confeitarias e cafeterias no Município. O turismo rural está representado, com pequenos produtores, com a agricultura familiar, com práticas sustentáveis e com estabelecimentos como o conhecido Hotel Fazenda dos Caetés.

Crédito foto capa: Assessoria Prefeitura de Camboriú

Você também pode gostar...